Muito Além do Aquecimento: Preparação de Movimento

Muito Além do Aquecimento: Preparação de Movimento

Publicado por: Vanessa Menache Publicado: 03/07/2019 Visitas: 99 Comentários: 0

No método Treinamento Inteligente de Treinamento Funcional preconizamos a preparação de movimento no início de todos os treinos, em aproximadamente 15” o corpo estará preparado para qualquer demanda programada para sessão de treino.

O aquecimento é muito importante porque visa obter o estado físico ideal para realização de movimentos e deve começar com exercícios cíclicos por um pequeno período para aumentar a temperatura corporal e preparar o sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade a ser realizada. Músculos aquecidos têm redução da resistência elástica o que os torna menos suscetíveis a lesões, deve durar entre 3' a 6' de atividade cíclica (corrida, pular corda, bike, etc).

Assim, continua, após a elevação da temperatura corporal, ativa-se a região do core com exercícios de estabilização como as pranchas e ponte. A região do core é solicitada durante toda a sessão de treino, transferindo força para as extremidades, estabilizando movimentos e gerando potência, melhorando a eficiência e controle neuromuscular em todo o corpo, portando deve estar ativada para demanda exigida.

Na sequência, realiza-se alongamentos dinâmicos para lubrificar as articulações, preparando os músculos de forma específica para o movimento. O alongamento dinâmico deve ser realizado de forma controlada e com ênfase nas principais articulações a serem utilizadas durante a atividade, pode se fazer 4 a 8 exercícios com até 10 repetições cada um.

 Para garantir a prontidão para sessão de treino incluímos de forma rápida a ativação neuromuscular para facilitar a resposta neuro motora ao estímulo do treino, são atividades de intensidade elevada com duração de no máximo 2’.

Agora sim, corpo preparado para encarar a parte principal do treino!

 

Sobre a Autora:

 

CREF 012052-G/SP

Sócia diretora AV Treinamento Inteligente.

Especialista em Treinamento Funcional - Core 360°.

Especialista em Pilates - Stott Pilates.

Pós graduada em Biomecânica do Movimento.

 

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