Benefícios dos elásticos no treinamento

Benefícios dos elásticos no treinamento

Publicado por: Maria Fernanda Rodrigues Publicado: 01/07/2019 Visitas: 104 Comentários: 0

Leve, prático para guardar e muito eficiente, o elástico pode ser usado como um instrumento muito eficiente para promover a melhora do condicionamento físico ao possibilitar a execução de uma série de movimentos que trabalham todos os grupos musculares, fortalecendo braços, abdome, glúteos e coxa.

O exercício com elástico trabalha com a musculatura pois, ao mesmo tempo em que exige força para puxar, é preciso também muita resistência para mantê-lo esticado.

“Dessa maneira, o treino com o elástico pode gerar alguns resultados obtidos com os exercícios de levantamento de peso como tonificar, aumentar a resistência e definir os músculos e também gerar benefícios para a coordenação motora”, afirma o professor de educação física e personal trainer Wener Rossini Bianco, 33 anos.

Intensidade

Ele explica que a intensidade dos exercícios e os seus resultados podem variar de acordo com o calibre do elástico. Quanto mais grosso, mais resistente e mais difícil será executar os movimentos. A dificuldade do exercício também poderá variar de acordo com o comprimento e o posicionamento do elástico em relação ao corpo. “Os iniciantes devem começar com elásticos de calibre mais fino e também devem buscar orientações com um profissional de educação física para que ele possa orientar corretamente sobre a postura e os movimentos, pois, mesmo se tratando de elásticos, os exercícios feitos de maneira errada ou em excesso, podem causar sérias lesões às fibras musculares”, alerta.

Outra grande vantagem do elástico é ser um material que não pesa quase nada, pode ser facilmente levado na bolsa e usado em qualquer lugar. Os elásticos também não custam muito caro e podem ser encontrados em lojas de materiais esportivos

Elásticos se adaptam a qualquer necessidade do praticante

Ao proporcionar um exercício mais dinâmico e desafiador, os elásticos podem ser usados nos mais diferentes tipos de treinamentos e necessidades. Ao estimular a melhora da coordenação motora, pode ser um importante aliado nos treinamentos funcionais, mas também pode ter um papel muito importante nos exercícios de musculação e ginástica localizada, principalmente por auxiliar no fortalecimento e definição muscular. Mas há também quem use os elásticos como um recurso educativo para as mais diferentes modalidades como o boxe, artes marciais, tênis e futebol.

“Alguns alunos gostam de simular os movimentos de alguns esportes como boxe e tênis prendendo os pulsos a elásticos para aumentar a dificuldade. Outros jogadores prendem os elásticos à cintura para criar uma resistência às corridas”, diz o professor Wener.

No caso da administradora de empresas Juliana Vinholis Jábali, 33 anos, os elásticos servem como complemento dos treinamentos diários. A administradora divide os treinos entre exercícios de musculação, aulas de ginástica aeróbica e treinamento funcional e acredita que os elásticos possibilitam um treino bastante diferenciado.

“Exercitar os músculos com os elásticos é mais agradável do que com os aparelhos e mesmo assim exige muito esforço dos músculos. Sinto um trabalho intenso dos músculos enquanto faço os movimentos, além de trabalhar meu equilíbrio e coordenação motora”, diz Juliana.

Já a fisioterapeuta Luciana Penalber Vaz, 23 anos, exalta o uso do elástico para o fortalecimento dos grupos musculares. “A forç aplicada ao puxar e esticar os elásticos estimula o fortalecimento das fibras musculares, assim como o levantamento de um peso, porém respeitando o limite não só dos músculos, mas das articulações. Por isso os elásticos também são muito usados na reabilitação de pacientes de fisioterapia”, conta Luciana.

Por Maria Fernanda Rodrigues

Fonte: 
https://www.educacaofisica.com.br/fitness2/personal-training2/beneficios-dos-elasticos-no-treinamento/

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário