Exercício em casa ou academia: qual é a melhor opção

Exercício em casa ou academia: qual é a melhor opção

Publicado por: Namu Cursos Publicado: 28/01/2019 Visitas: 113 Comentários: 0

Quem procura ter mais qualidade de vida, encontra na prática de atividades físicas uma ótima alternativa. Malhar, nem que seja duas vezes por semana, ajuda a manter o corpo e a mente em forma, gerando o equilíbrio em um todo. Mas engana-se quem acredita que é preciso ir a uma academia para treinar. É possível realizar exercício em casa e ainda desfrutar de todos os benefícios da prática.

Seja em casa ou na academia uma coisa é certa: realizar exercícios contribui para a saúde física, pois fortalece os músculos (entre outras vantagens), e ajuda a manter a saúde mental, aliviando tensões, preocupações e sintomas de estresse e ansiedade. Além disso, a prática de qualquer atividade física como abdominaisyoga e pilates, melhoram dores na coluna e, quando mais intensos, ajudam a definir o corpo.

Está em dúvida de onde praticar? Confira, a seguir, as vantagens e desvantagens de treinar em casa e na academia.

Academia

Vantagens

A academia é um lugar aonde as pessoas vão para praticar exercícios físicos. Lá é possível utilizar aparelhos para trabalhar os braços, as pernas, os glúteos, a barriga, ou seja, todo o corpo.

Uma das vantagens de ir à academia é ter a disponibilidade de utilizar qualquer aparelho que auxilie o treino, como bicicleta, esteira, pesos. Outro benefício do estabelecimento é ter sempre por perto um profissional da área para te ajudar com a sequência do treino.

Quem não gosta de ter um incentivo? Ir para a academia também é ótimo para se socializar, conversar com os colegas, colocar o papo em dia. Mas lembre de não perder o foco durante os exercícios. Conversa só depois.

Desvantagens

Uma das grandes desvantagens de treinar na academia é o gasto mensal. As mensalidades cobradas nesses locais podem não entrar no orçamento, o que acaba por contribuir para que muitos desistam de treinar.

Não são todas, mas a academia pode se tornar um local pouco confortável para quem está iniciando os treinos. A concorrência para quem tem o melhor corpo ou aqueles olhares para quem não consegue realizar determinados exercícios, podem ser a causa para o desânimo.

Outro ponto chave entre as desvantagens de ir à academia é a locomoção. Quem tem uma vida corrida, não tem tempo para de deslocar. A falta de horário e até mesmo a localização fazem com que muitas pessoas coloquem o treino em segundo plano.

exercício em casa

Casa

Vantagens

Treinar em casa é ótimo porque você pode escolher o melhor horário da sua agenda. Manhã, tarde ou noite, você tem em mãos a opção de estabelecer os seus próprios horários. Além disso, você pode ficar à vontade para deixar o ambiente do seu jeito (música que quiser).

Outra vantagem de fazer exercícios em casa é a privacidade. Se você não gosta, ou não se sente bem, de treinar na academia com todas aquelas pessoas, essa é a solução. Coloque a roupa que quiser e comece a treinar sem preocupações.

Economia também está entre os benefícios de realizar exercícios em casa. Diferente de uma academia, você não precisa desembolsar todos os meses. Além disso, é possível adaptar inúmeros acessórios para que o treino seja completo. Inclusive, existem alguns cursos online de fitness que, apesar de pagos, podem ser boas alternativas para praticar no aconchego do seu lar.

Desvantagens

Uma das desvantagens dos exercícios em casa é a motivação da própria pessoa. É certo que você não pagaria uma academia para ficar sentada. Em casa não pode ser diferente.

Se você não tiver motivação, não terá como progredir no treino, por isso é importante manter o foco e não deixar que pensamentos ruins tomem conta da sua mente.

A preguiça é outro ponto a ser levado em consideração. Já que não vai à academia, estabeleça alguns horários na sua rotina (o que melhor se adequar ao seu estilo de vida). E toda vez que a preguiça bater na porta, lembre-se como a sua saúde é importante e como é bom ter a oportunidade de estar fazendo algo por si mesmo.

Tudo depende de você!

Fonte: https://namucursos.com.br/blog/fitness/exercicio-em-casa-ou-academia-qual-e-a-melhor-opcao/

Comentários

Escreva o comentário