Os benefícios do Pilates - e porque você deve praticá-lo

Os benefícios do Pilates - e porque você deve praticá-lo

Publicado por: Julie Publicado: 04/03/2018 Visitas: 225 Comentários: 0

Que o Pilates é uma das melhores opções de exercício físico você já sabe, mas você conhece os benefícios? Aqui listamos os principais.

O método que surgiu no início do século passado tem como principal objetivo unir o corpo e a mente. Foi a partir desse pensamento e de várias observações que seu idealizador, Joseph Pilates, criou a Contrologia. Mas não se engane, este processo não foi rápido e foi preciso vários anos de estudo assim como uma metodologia projetada a partir do público que estudava.

O método do Pilates não é um conjunto de exercícios prontos e generalizados. Ele consiste em observar o seu aluno e perceber quais são suas necessidades, e assim adaptar os exercícios para alcançar o resultado necessário sempre beneficiando ao máximo o seu aluno.  

Assim, todo instrutor tem por obrigação analisar os sinais que o corpo do aluno está dando e a partir de então planejar e desenvolver um conjunto de exercícios que propiciem a integração de mente, corpo e espírito. Essa integração é muito importante no Pilates, pois só assim o indivíduo é capaz de ter o controle completo do próprio corpo.

Como Joseph afirmava, a Contrologia tem por resultado o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, assim aplicando todos os princípios do método que tem bases em fundamentos anatômicos, fisiológicos e cinesiológicos, que são: Concentração, Controle, Precisão, Centramento, Respiração e Movimento fluido.

  1. Concentração – o objetivo desse princípio é a total concentração no movimento que está sendo realizado para garantir que este seja desenvolvido com a maior eficácia possível;
  2. Controle – o controle do movimento visa um padrão suave e harmônica sempre se concentrando no exercício proposto assim visando aprimorar a coordenação motora e evitando contrações musculares desnecessárias;
  3. Precisão – ele é fundamental para a qualidade do movimento e realinhamento postural, assim controlando o equilíbrio dos diferentes músculos que estão sendo trabalhados no movimento;
  4. Centro – mais conhecido como power house é o foco de todos os exercícios do método, pois o fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento com menor gasto energético aos movimentos;
  5. Respiração – o método enfatiza a respiração e é o fator primordial no início do movimento, e tem sempre que estar sincronizada com a realização dos movimentos;
  6. Fluidez – o objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não haja impacto pesados no começo nem no final de nenhum exercício.

Quando falamos dos benefícios do Pilates para a mente, nos referimos à origem do método que contou com teorias orientais que pregam a integração entre corpo e mente saudável para obter um organismo melhor. O controle da respiração e a concentração na hora do exercício, que são práticas fundamentais do método, tem origem na Yoga, e na medicina tradicional chinesa.

A prática, além de tudo, também libera dopamina e serotonina, que são hormônios responsáveis pelo prazer e pelo bem estar, contribuindo assim para um maior controle emocional de quem o pratica.

Após relembrarmos os princípios do método, assim como sua origem e seus objetivos, vamos então listar todos os benefícios do Pilates. 

Os benefícios do Pilates para o corpo são inúmeros, aqui podemos citar alguns deles:

  • Aumento da resistência física e mental
  • Aumento da flexibilidade
  • Corrige problemas posturais
  • Aumento da concentração
  • Tonifica a musculatura
  • Melhora a coordenação motora
  • Promove menor atrito nas articulações
  • Alivia dores musculares
  • Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade
  • Auxilia a prevenção contra a osteoporose 
  • Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima
  • Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática
  • Melhora a postura e a resistência muscular
  • Expande a consciência corporal
  • Ajuda no controle de peso 
  • Fortalece os músculos abdominais
  • Equilíbrio de todas as funções do corpo

Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também lida com a parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiracão, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse.

É importante lembrar que todos os exercícios têm por objetivo fortalecer a musculatura estabilizadora profunda do abdômen, promover mobilidade para as articulações, e também reeducação do movimento. Assim como uma melhor consciência corporal, melhora da postura e músculos saudáveis (alongados e tonificados).

Tags: pilates, benefícios, fortalecimento, consciência corporal, flexibilidade, alongamento, postura,

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