É possível ganhar massa muscular com treino funcional?

É possível ganhar massa muscular com treino funcional?

Publicado por: Julie Publicado: 04/03/2018 Visitas: 282 Comentários: 0

A prática de exercícios físicos, uma rotina de treinamento e uma alimentação balanceada e saudável são o ponto chave para conquistar o corpo desejado (seja perder peso ou ganhar massa muscular). Mas afinal, dá pra ganhar massa muscular fazendo treinamento funcional?

É o que pessoas que desejam iniciar uma rotina em academia a fim de ganhar massa muscular querem saber. Na realidade, esta pergunta possui uma resposta mais simples do que você imagina.

Sim, é possível ganhar massa muscular com treinamento funcional, desde que você siga todo um programa especialmente elaborado para esta finalidade. O principal fator que leva ao ganho de massa muscular são os exercícios com carga, onde o nosso corpo necessita vencer resistências progressivas, conforme ele vai se adaptando ao estímulo da atividade.

No treinamento funcional, o objetivo pode ser conquistado com o uso de fitas de suspensão, elásticos, bolas, cordas, cones, hastes, discos, dentre outros acessórios. Exercícios isométricos também é uma opção.

Acessórios utilizados no treinamento funcional
Para trabalhar a região muscular e ganhar massa, é necessário fazer uso de acessórios como cordas, elásticos, cones, fitas de suspensão, discos, bolas e hastes. Este procedimento auxilia:

– Na prevenção de lesões, além de trazer melhorias para o sistema cardiovascular;
– Reduz a porcentagem de massa gorda do corpo;
– O ganho de massa muscular;
– O emagrecimento.

Além disso, o treinamento funcional possibilita que ele seja combinado com outras modalidades de exercícios, tais como o treino aeróbico de equilíbrio, criando assim, uma série de variabilidades, deixando o organismo mais inteligente e menos acomodado.


Periodicidade do treinamento funcional
Outra questão bastante importante é a periodicidade na qual os exercícios do treinamento funcional devem ser realizados. A recomendação é de praticar o treinamento entre três a cinco dias por semana, com duração de 50 minutos a 1 hora de cada treino.

Outra vantagem oferecida pela modalidade é que ela pode ser feita tanto nas academias quanto em casa. No entanto, se a finalidade é adquirir massa muscular, o ambiente mais adequado é a academia, pois lá, você terá acesso a todos os acessórios necessários.

Além disso, se você for um iniciante, é de extrema importância que você faça seu treinamento com a supervisão de um profissional, que poderá auxiliá-lo e fazer recomendações de melhorias.

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