Conheça os benefícios do Aeropilates

Conheça os benefícios do Aeropilates

Publicado por: Julie Publicado: 17/04/2018 Visitas: 397 Comentários: 2

Uma junção dos exercícios de Yoga e de Pilates, o Aeropilates vem com a promessa de tonificar todos os músculos do corpo, incluindo os mais superficiais. É uma técnica segura e eficaz que modela o corpo, elimina a barriga, afina a cintura e fortalece os músculos.

No Aeropilates, os exercícios são realizados com a ajuda do columpio, equipamento formado por duas alças para mãos e pés, duas cordas e um balanço grande, feito com tecido leve e resistente, tudo preso ao teto. A prática é uma extensão do Pilates tradicional. Por conta disso, segue seus princípios, como a realização de atividades em sequência e de forma organizada, buscando o fortalecimento dos músculos e o aumento da consciência cerebral.

Entretanto, essa nova ‘extensão’ do exercício é ainda mais desafiadora. Ao mesmo tempo em que o uso do columpio facilita os movimentos, ele exige também máxima concentração, precisão e equilíbrio do praticante, já que os tecidos e argolas têm mais instabilidade por estarem suspensos no ar. Aproveite para conferir nossos equipamentos de Aeropilates aqui neste link.

Conheça os benefícios do Aeropilates:
Assim como a prática de qualquer atividade física, o Aeropilates também tem seus benefícios. Pessoas que sofrem de problemas de coluna podem aliviar os sintomas com a realização dos exercícios invertidos, pois estes causam a descompressão da coluna. 
A tonificação muscular ocorre de forma segura, já que o peso erguido é o peso corporal de cada pessoa. Além disso, a precisão e postura correta na execução dos movimentos ajudam a prevenir dores musculares, atrofias e problemas futuros na coluna.

Além dos benefícios citados acima, a prática da modalidade também proporciona:

1. Movimentação: maior flexibilidade corporal.
2. Calorias: por hora de treino, queima até 500 calorias.
3. Equilíbrio: a modalidade melhora o equilíbrio.
4. Cérebro: potencializa a consciência cerebral.
5. Respiração: ajuda a melhorar a respiração.
6. Relaxa: diminui os sintomas do estresse.
7. Sono: evita problemas de insônia e outros distúrbios do sono.
8. Coordenação: trabalha e ajuda na a coordenação motora.
9. Definição: ajuda a modelar o corpo.
10. Organismo: estimula a circulação sanguínea e linfática.

Como funcionam os treinos de Aeropilates
Pode parecer fácil, mas os exercícios feitos nas aulas de Aeropilates são muito complexos e até desafiadores de executar. Os iniciantes têm um pouco mais de dificuldade, porém a dica é manter-se firme no aprendizado, pois o professor irá montar sequências conforme as necessidades e limitações de cada aluno.

Os treinos são indicados para todas as idades, desde crianças (com mais de 10 anos) e até idosos podem participar. As contraindicações são para as posições invertidas, que devem ser evitadas por pacientes cardíacos, gestantes, com pressão alta, labirintite ou deslocamento de retina.

Geralmente, os treinos são divididos em três etapas. Na primeira, são realizados os alongamentos e o aquecimento dos músculos e articulações. A segunda parte é dedicada aos exercícios específicos e com foco na força e equilíbrio. Para encerrar, ocorre o relaxamento muscular e o alongamento final. O ideal é fazer as aulas três vezes por semana, caso essa seja sua única atividade física. Se você faz treinos de musculação, aeróbicos ou natação, faça as aulas de Aeropilates por, no máximo, duas vezes na semana.

Tags: aeropilates, pilates, yoga, ioga, alongamento, fortalecimento, postura, core, treino de core

Comentários

Escreva o comentário