Rolo de Liberação Miofascial: o que é e como usar.

Rolo de Liberação Miofascial: o que é e como usar.

Publicado por: Julie Publicado: 27/07/2018 Visitas: 99 Comentários: 0

O rolo de liberação miofascial é principalmente usado no pilates, como elemento desestabilizador para desenvolver equilíbrio e intensificar o trabalho muscular. Com o tempo, treinadores de outras modalidades descobriram o potencial do equipamento para massagear musculaturas submetidas a estresse, a chamada liberação miofascial.

Trata-se da aplicação de pressão em áreas do corpo com a finalidade de eliminar pontos de tensão formados na fáscia (membrana que envolve feixes de músculos) após grande esforço físico.

A escolha do rolo para isso se deve à praticidade (como desliza, é fácil de usar sozinho) e ao material (de espuma ou outra matéria-prima firme e, em alguns casos, com ondulações, facilita a colocação de pressão nos pontos adequados), mas também é possível realizar a liberação miofascial com ajuda de uma bolinha de tênis ou de borracha e até um bastão simples.

Esses “nós” na musculatura, como algumas pessoas descrevem, acumulam toxinas e, se não desatados, acabam interferindo no funcionamento do sistema musculoesquelético, na coordenação, na força e na flexibilidade.

O problema pode virar uma bola de neve, que culminará no aparecimento de lesões e em prejuízo ao desempenho físico e ao bem-estar geral.

Os esportes e atividades da academia são excelentes para fortalecer os músculos e emagrecer, mas apesar dos benefícios, é preciso conhecer os seus limites, alongar bem e deixar o corpo relaxado – isso evita aquelas dores chatas ou lesões que impedem você de se exercitar. Foi para ajudar nessa etapa tão importante que surgiu o rolo de liberação miofascial!

Confira tudo o que você precisa saber sobre esse acessório:

Rolo de liberação miofascial? O que é isso?

Rolos de liberação miofascial Proaction

O nome é a junção de mio (músculo) com fáscia, uma parte do tecido conjuntivo que cobre todas as estruturas do corpo e protege órgãos, músculos, ossos e tendões. O rolinho, geralmente feito de espuma, recupera as regiões musculares recobertas pela fáscia, prevenindo a aderência causada pela intensidade da prática esportiva.

Para que ele serve?

Ao evitar a aderência da fáscia aos músculos, o rolinho acaba com as dores após a prática esportiva e melhora a flexibilidade, postura, equilíbrio e resultados.

Com os movimentos certos, você sente o seu corpo mais relaxado, aproveita melhor o tempo depois dos exercícios e não precisa abrir mão de suas atividades por conta de dores ou falta de alongamento.

Quais são os benefícios?

Além de fazer você relaxar e prevenir lesões, o rolo de liberação miofascial ajuda a desfazer “nós” em tendões, aumenta a irrigação sanguínea e amplia os movimentos. O acessório também é um aliado para quem gosta de massagear o corpo ao final de um dia de trabalho e melhora a tensão nas pernas após longos períodos usando salto alto.

Como usar?

A liberação pode ser feita com auxílio de um profissional (de educação física ou fisioterapia), pelo parceiro de treino ou até sozinho.

O certo é realizar movimentos de vaivém lentos e suaves pressionando cada grupo muscular nas regiões laterais, posteriores e internas da coxa, no abdômen, nas costas, na região lombar, no quadril e nos glúteos ou nas áreas de sua preferência, até localizar o ponto de aderência.

Não se assuste nem desista se sentir dor, que se deve justamente aos músculos tracionados.

Foque o movimento sobre essa área até perceber que a rigidez diminui, permanecendo ali de 30 a 60 segundos.

Não é necessário colocar muita pressão sobre o equipamento. O peso do corpo basta como sobrecarga.

Quem pode fazer a liberação miofascial?

A liberação miofascial é indicada a todos, seja para finalizar uma sessão de fisioterapia, aproveitar uma boa massagem ou garantir a saúde do corpo depois da academia. O importante é seguir as orientações de um instrutor físico e pedir para o seu personal trainer ou professor incluir o rolinho nas aulas após o alongamento, principalmente em modalidades como corrida, musculação, crossfit, pilates e yoga.

Quando fazer?

Pré-treino: para preparar a musculatura e aumentar a mobilidade articular, melhorando a execução dos movimentos, reduzindo o estresse músculo-articular e prevenindo de lesões.

Pós-treino: a fim de liberar os pontos de tensão na fáscia (membrana que envolve os feixes de músculos), aumentar a circulação local e a oferta de oxigênio para a musculatura envolvida, melhorando a flexibilidade, favorecendo a recuperação e prevenindo o surgimento de dor muscular tardia.

Onde encontro ?

Os rolos de liberação miofascial são encontrados nas lojas de materiais hospitalares e vêm em diferentes modelos. O foam roller é ideal para músculos grandes, enquanto os rolos menores e bolinhas trabalham as regiões pequenas ou pontos específicos. Descubra qual é a sua necessidade após os exercícios e invista no modelo mais adequado ao seu corpo.

Fonte: https://dieta.bio.br/treinos/rolo-de-liberacao-miofascial-o-que-e-e-como-usar

Tags: rolo de liberação miofascial, massagem, miofascial, bastão de massagem miofascial

Produtos relacionados

Comentários

Escreva o comentário