Low Pressure Fitness

Low Pressure Fitness

Publicado por: Juliana Barrocal Publicado: 23/05/2019 Visitas: 198 Comentários: 0

O Low Pressure Fitness é um método que foi desenvolvido para complementar outras metodologias de treinamento e surpreender muito com seus resultados estéticos, rendimento desportivo e benefícios para a saúde. Baseado em exercícios posturais e respiratórios associados a uma diminuição da pressão intra-abdominal, (exercício hipopressivo).

Os benefícios são inúmeros a maioria das pessoas procuram a técnica da barriga negativa mas quando descobrem os benefícios que vão muito além do que só o benefício estético ficam muito mais felizes, são alguns de alguns deles: contribuição na melhora postural, e por consequência melhora de dores nas na coluna, diminuição significativa da distasse abdominal, melhora no funcionamento intestinal melhora na retenção hídrica, tonifica a musculatura abdomino-perineal, regula e/ou melhora os parâmetros respiratórios; previne todo o tipo de hérnias (discais, abdominais, vaginais..), reversão e/ou redução dos sintomas de incontinência urinária, melhora a gestão da pressão intra-abdominal, melhora de tônus abdominal, criando assim um cinturão de sustenção, que “reorganiza seus órgãos internamente, e com isso diminuindo cm da circunferência abdominal, temos comprovação de até 12 cm de diminuição na circunferência abdominal, e  como todo o exercício físico, proporcionar bem-estar e prazer.

Uma das principais bases do LPF são os exercícios hipopressivos, exercícios esses que sao praticados há muito anos na yoga denominado Uddiyana Bandha. Os praticantes de yoga utilizam a manobra  mobilização visceral e para uma chamada “limpeza interna”.  Yoga também é considerada uma tecnica respiratória e tem uma grande similaridade com o padrão respiratório das técnicas hipopresivas.

A maioria das pessoas que procuram o método são mulheres, pela fama de técnica da barriga negativa, para nós mulheres ouvir isso realmente chama atenção. E também pela procura no pós parto, para diminuir a diástase, causada pela gestação, que é o afastamento dos músculo reto do abdôme, ela se afasta por conta da distensão abdominal que a gravidez causa. O LPF trabalha exatamente esse tecido trazendo novamente a tensão necessária para o músculo se aproximar e executas sua função que é postural. Mas a cada dia temos mais praticantes homens. E eles aparecem também pelo benefício estético mas já recebi alunos que procuram melhorar na postura melhora de dores e os homens também colhem muitos benefícios com a prática do LPF.

A técnica se dá por posturas associadas a respiração, e as posturas vão das mais fáceis, com menos tempo de apnéia até as mais avançadas com um tempo maior sustentando a respiração presa. inicialmente prefiro trabalhar posturas mais básicas, pois preciso ensinar os princípios técnicos como respiração, concentração, e as pautas posturais. Nossas posturas tem nome de deusas da mitologia grega, nórdica e nomes de mulheres! das posturas básicas  inicio com a venus e atenas que é uma postura em que o aluno está de pé e apenas varia a posição dos braços. E também a Deméter pois o aluno esta deitado. Conforme o aluno aprende os princípios básicos podemos evoluir na dificuldade das posturas durante a aula. Consigo dosar uma aula muito confortável e fácil e também uma aula desafiadora com posturas bem difíceis.

SOBRE A AUTORA

Juliana Barrocal é Fisioterapeuta Especialista em  Pilates e Biomecânica.

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